segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AFINAL, QUE MINI-CURSOS SÃO ESTES?




Para quem ainda não identificou do que tratam os mini-cursos, seguem os resumos de cada um deles. Vale a pena conferir:

  • A NOVA ORTOGRAFIA - PEDAGOGIA
Data: 25/10 - Terça-feira
Horário: 8:30 às 11:30
Carga Horária: 4 h/a
Valor: R$ 15,00
Professora: Marlene Fernandes Brahm
RESUMO:
As novas regras da Língua Portuguesa do Acordo Ortográfico firmado entre os oito países falantes do idioma, já estão valendo. Os jornais, as editoras, os portais de conteúdos já estão se adaptando às novas formas de escrever. Os livros didáticos já estão de cordo com a nova Ortografia da Língua Portuguesa. O alfabeto brasileiro já não tem mais 23 letras; em alguns casos não se usa mais o hífen; alguns acentos caíram e outros permaneceram. A escrita é uma das principais apresentações de um profissional. A reforma ortográfica é necessária para defender a Língua Portuguesa. Assim, um curso prático que norteie os interessados a um aprofundamento nesta área é necessário. Esta é uma oportunidade de atualizarmos a nossa grafia através do mini-curso A Nova Ortografia.


  • A TÉCNICA DO PSICOTÉCNICO: PALOGRÁFICO E OUTROS TESTES - PSICOLOGIA
Data: 26 a 28/10 - Quarta, Quinta e Sexta-feira
Horário: 9h às 12h
Carga Horária: 12 h/a
Valor: R$ 90,00
Professora: Fátima Oliveira de Oliveira
RESUMO:
O psicotécnico é um tipo de avaliação psicológica que se realiza, de modo geral, nas indústrias, empresas, concursos e trânsito. Trata-se de um processo que pressupõe a utilização de recursos para abordar os dados psicológicos de forma sistemática, através de métodos e técnicas que buscam identificar características pessoais. Esse tipo de exame se realiza por meio de entrevistas, testes psicológicos, questionário, autobiografia, dinâmica de grupo, etc. O teste psicológico é um dos instrumentos mais conhecidos da psicologia e representa o único campo de atuação privativa do/a psicólogo/a. Em qualquer área do contexto psicológico, o teste sempre consistirá em um instrumento auxiliar do/a psicólogo/a e que, para gerenciá-lo, requer do/a profissional treinamento e conhecimentos específicos. A entrevista consiste em outro instrumento indispensável nas diversas áreas de atuação do/a psicólogo/a. No processo seletivo, a entrevista psicológica tem como função básica oferecer subsídio ao examinador/a (psicólogo/a), a respeito do examinado/a (candidato/). No que se refere ao uso dos testes psicológicos, sua escolha no exame psicotécnico ocorre de acordo com a descrição das tarefas do cargo em questão, formando, assim, um conjunto de testes: objetivos (inteligência, aptidão, etc.), de personalidade (projetivos), que compõem a chamada bateria de testes psicológicos. Neste mini-curso iremos trabalhar com o teste Palográfico (personalidade), D2 (atenção), Raven – escala geral (inteligência). No final do processo emite-se um documento chamado de parecer psicológico que, de forma sucinta, constará das condições internas e manifestas do/a examinado/a, e que será encaminhado ao solicitante. O sigilo profissional determina que, visando preservar o/a examinado/a de exposição desnecessária, o/a psicólogo/a não deve escrever neste documento tudo que sabe a seu respeito, mas apenas as características que são inerentes aos propósitos seletivos.


  • A ARTE DA NEGOCIAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO
Data: 25 e 26/10 - Terça e Quarta-feira
Horário: 9h às 11h
Carga Horária: 3h
Professora: Adriana Peccin
RESUMO:
A negociação é um processo que abarca desde a linguagem corporal até o acordo, propriamente dito, ser finalizado.  Conteúdos a serem debatidos: a importância da preparação, linguagem corporal, inteligência social e os princípios da negociação. 

  • MODA, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE: É POSSÍVEL - DESIGN DE MODA
Data: 25/10 - Terça-feira
Horário: 8:30 às 11:30
Carga Horária: 4h
Professora: Rossana Quartiero
RESUMO:
O Sistema da Moda é baseado nas seguintes premissas: sazonalidade das coleções, inovações de tendências e supremacia do consumismo o que gera alta descartabilidade. Será compatível uma "moda sustentável"? Sim, saiba como ser um consumidor consciente a partir da mudança de padrões vigentes. Descubra novos conceitos de troca, produtos orgânicos, reaproveitamento de matérias-primas, upciclyng... e se engaje neste novo movimento de consumo.

  • LITERATURA FANTÁSTICA BRASILEIRA - HISTÓRIA
Data: 25/10 - Terça-feira
Horário: 9h às 12h
Carga Horária: 4 h/a
Valor: R$ 40,00
Professor: Carlos Augusto Falcão
RESUMO:
A literatura é uma das artes que proporciona ao historiador analisar contextos históricos. Desde a escola dos Annalesaté a nova historiografia, teóricos da área, como Roger Chartier e Jacques Le Goff buscam revelar criticamente a sociedade a partir da cultura material, da produção humana e das mentalidades. Diante dessa perspectiva, em que os processos históricos se entendem como construções históricas, a literatura também se torna foco das discussões. Em particular, nesse mini-curso, nos preocupamos com a produção literárianacional relativa ao gênero conhecido como Literatura Fantástica. Para isso, serão apresentados os primeiros autores do gênero, tais como Edgar Alan Poe, H. G. Wells e Howard Philips Lovecraft. A partir de uma contextualização global, analisando as revistas pulpsamericanas, que surgiram a partir da década de 20, introduziremos na abordagem o panorama dessa literatura em nosso país. Serão citados autores de renome que flertaram com o fantástico, entre os quais, Murilo Rubião, Machado de Assis, Humberto de Campos e Aluísio de Azevedo. Com isso, chegaremos até o cenário atual, centralizando a discussão na importância das redes sociais digitais para a efervescência dessa literatura. Aí serão analisados, criticados e expostos novos autores e novos editores que se identificam, com paixão, muitas vezes ideológica e de culto, aos primeiros autores do gênero.
  • RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS A EDUCAÇÃO - SISTEMAS
Data: 27 e 28/10 - Quinta e Sexta-feira
Horário: 9h às 12h
Carga Horária: 4h
Valor: R$ 30,00
Professor: Eduardo Isaia
RESUMO:
O curso apresenta possibilidades do uso dos recursos das tecnologias digitais aos profissionais das diversas áreas que queiram integrar o uso do computador em suas atividades docentes, tornando-o um recurso didático eficaz em sua profissão. Aborda como utilizar recursos computacionais como veículo para o desenvolvimento de metodologias criativas, dentro de uma visão crítica tornando o computador um instrumento a serviço do educador. Oportuniza ao participantes adquirir habilidades necessárias ao uso do computador como uma ferramenta nas atividades docentes, tornando-o um recurso didático eficaz na sua profissão.

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